Implícito na interpretação – Descomplica


Estes são alguns exercícios que trabalham a questão do implícito, da informação que não está evidenciada em palavras, mas que podemos depreender das informações dadas. Isso é muito importante em provas como a do Enem que exigem do candidato a habilidade de leitura dos mais diversos gêneros. Aqui também temos, para vocês que acessam nosso site, a possibilidade de olhar as aulas do Descomplica. Caso você queira saber quais as vantagens e como assinar o Descomplica, veja aqui nos links do nosso site.

LEIA O TEXTO III PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 11 A 16.

TEXTO III

exercício-enem-interpretacao-descomplica (4)Em seus primórdios históricos, os meios de comunicação social estiveram marcados por uma natureza elitista. A imprensa, que surge no Ocidente no século XV, passou a constituir um instrumento de informação exclusivo das elites intelectuais, ocorrendo uma alteração nesse panorama somente com a Revolução Industrial.

Além de ser, pelas suas próprias características, um meio de elite (porque difunde mensagens utilizando basicamente o código lingüístico, o qual requer, do ponto de vista do receptor, um nível razoável de alfabetização), a imprensa esteve sob censura prévia durante três séculos. Esse controle governamental sobre as atividades de impressão significou o domínio da elite dirigente, em função de cujos interesses as obras (livros, opúsculos, volantes) eram editadas.

A censura prévia traduzia, nada mais, nada menos, que uma defesa da elite feudal por intermédio dos seus representantes no poder, no sentido de evitar que determinadas informações chegassem ao conhecimento do povo. Mantendo a massa ignorante, a elite evitava a fermentação revolucionária e conservava o bastão de mando da sociedade.

A vitória do liberalismo impõe o estabelecimento da liberdade de imprensa. E a revolução burguesa, introduzindo os postulados da democratização do poder político, assegura melhores condições para a educação das massas. Por isso mesmo, só no século XIX a imprensa começa a adquirir as características de um meio de comunicação dirigido às massas. Com o desenvolvimento impetuoso da tecnologia, desencadeado pela Revolução Industrial, as atividades de editoração perdem o feitio de artesanato e adotam as normas da industrialização. No contexto da produção em massa, os novos bens fabricados pela indústria editorial, principalmente os jornais e revistas, têm o custo barateado, tornando-se produtos de consumo popular.

FONTE: <http://www.vestigios.hpg.ig.com.br/index.htm>. Acessado em 21/05/2008 - adaptado.

QUESTÃO 11 (Descritor: depreender de uma afirmação explícita outra afirmação implícita.)

Assunto: Procedimento de leitura / a estrutura da oração

Em relação às informações apresentadas no texto, é CORRETO afirmar que

a) a natureza elitista dos primórdios históricos impediu o avanço dos meios de comunicação social.

b) a Revolução Industrial apontou novos rumos no âmbito de influência da imprensa.

c) um nível razoável de alfabetização é insuficiente para se compreender mensagens da imprensa.

d) a Revolução Industrial determinou uma mudança de hábitos da elite do século XV.

QUESTÃO 12 (Descritor: depreender informação explícita e/ou implícita a partir do contexto.)

Assunto: Procedimento de leitura / a estrutura da oração

Só é possível AFIRMAR, a partir da leitura do texto, que

a) a censura, durante três séculos, provocou um atraso no desenvolvimento das nações em geral.

b) somente chegaram ao conhecimento do povo as informações favoráveis ao prestígio da elite feudal.

c) a fermentação revolucionária era seriamente combatida pela elite dirigente.

d) a desinformação da massa representava à classe dominante uma garantia de permanência no poder.

QUESTÃO 13 (Descritor: depreender posicionamento enunciativo a partir de informações contidas em um texto.)

Assunto: Procedimento de leitura / a estrutura da oração.

De acordo com o texto, pode-se AFIRMAR que

a) os postulados da democratização do poder político asseguram a vitória do liberalismo.

b) o estabelecimento da liberdade de imprensa foi um marco na história da civilização moderna.

c) a educação das massas abriu caminho para a penetração da imprensa nesse meio.

d) as normas da industrialização aprimoraram as atividades artesanais do século XIX.


QUESTÃO 14 (Descritor: identificar o valor de um sintagma adverbial a partir do contexto.)

Assunto: A estrutura da oração / sintagma adverbial/ a estrutura da oração.

Assinale a alternativa em que o termo destacado corresponda a um sintagma adverbial.

a) “Em seus primórdios históricos, os meios de comunicação social estiveram marcados por uma natureza elitista.”

b) “A imprensa, que surge no Ocidente no século XV, passou a constituir um instrumento de informação exclusivo das elites intelectuais, somente ocorrendo uma alteração(...).”

c) “Além de ser, pelas suas próprias características, um meio de elite (porque difunde mensagens utilizando basicamente o código lingüístico,(...)”

d) “(...) do ponto de vista do receptor, um nível razoável de alfabetização), a imprensa esteve sob censura prévia durante três séculos.”

QUESTÃO 15 (Descritor: identificar a função de um termo sintático dentro da frase.)

Assunto: A estrutura da oração / adjunto adnominal e complemento nominal

“A vitória do liberalismo impõe o estabelecimento da liberdade de imprensa.”

Os termos destacados na frase acima são, RESPECTIVAMENTE,

a) complemento adnominal – adjunto adnominal

b) adjunto adnominal – complemento nominal

c) adjunto adnominal – adjunto adnominal

d) complemento nominal – complemento nominal

QUESTÃO 16 (Descritor: analisar uso de recursos argumentativos e as relações sintático-semânticas por eles estabelecidas.)

Assunto: Progressão temática e organização argumentativa / coesão / a estrutura da oração.

Leia o trecho abaixo extraído do texto II.

Além de ser, pelas suas próprias características, um meio de elite (porque difunde mensagens utilizando basicamente o código linguístico, o qual requer, do ponto de vista do receptor, um nível razoável de alfabetização), a imprensa esteve sob censura prévia durante três séculos. Esse controle governamental sobre as atividades de impressão significou o domínio da elite dirigente, em função de cujos interesses as obras (livros, opúsculos, volantes) eram editadas.”

Todos os termos destacados no trecho evidenciam a sua progressão, EXCETO em

a) além de ser.

b) porque.

c) basicamente.

d) esse.

GABARITO DOS EXERCÍCIOS

QUESTÃO 11 B
QUESTÃO 12 D

QUESTÃO 13

C

QUESTÃO 14

D

QUESTÃO 15

B

QUESTÃO 16

C


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