5 exercícios de Literatura - Questões de Romantismo


Estes são alguns exercícios de Literatura voltados para o conteúdo do Ensino Médio. Neste caso, escolhi publicar alguns exercícios de Romantismo por considerar junto com o Modernismo um período de extrema importância no estudo da Literatura e preparo dos alunos para o Enem 2016. Todos aqueles que fizeram a prova e que agora estão consultando o resultado individual sabem bem que  o Romantismo é importante pela mudança cultural que introduziu na Literatura brasileira. Veja ainda outros exercícios nos sites parceiros na linkbar no topo do site.

Exercícios de Romantismo para Ensino Médio



1. Nossos primeiros escritores nacionalistas – Gonçalves Dias e José de Alencar entre eles – voltaram seus olhos sobre nossas raízes históricas-culturais, buscando nelas aspectos heroicos, dignos de alta expressão literária. É o que se pode verificar quando se leem, dos dois autores citados, respectivamente, as obras: 

a) Senhora e Lira dos Vinte Anos;
b) Quincas Borba e Os Escravos;
c) Ressurreição e O Navio Negreiro;
d) O Mulato e Canção do Exílio;
e) I - Juca Pirama e O Guarani

2. UFSE No período romântico brasileiro, os aspectos estéticos e os históricos ligaram-se de modo especialmente estreito e original: entre nós, o Romantismo deu expressão à consolidação da Independência, à afirmação de uma nova Nação e à busca das raízes históricas e míticas de nossa cultura – características que se encontram amplamente: 

a) na poesia de Gonçalves de Magalhães influenciada pela de Gonçalves Dias;
b) nos romances urbanos da primeira fase de Machado de Assis;
c) nos romances de costumes de Joaquim Manuel de Macedo;
d) na lírica confidencial de Álvares de Azevedo e de Casimiro de Abreu;
e) na ficção regionalista e indianista de José de Alencar. 

3. U.F. Uberlândia-MG Existem diferenças básicas entre a paisagem retratada pelos árcades e a paisagem retratada pelos românticos. Escolha a alternativa correta que define essas duas paisagens: 

a) A paisagem romântica é amena e monótona e a paisagem árcade é sempre graciosa e fulgurante.
b) A paisagem árcade é bucólica e a paisagem romântica é ainda mais bucólica, devido aos exageros do eu-lírico.
c) A paisagem romântica reflete os sentimentos do eu-lírico, enquanto a paisagem árcade é harmoniosa, alheia ao eu-lírico.
d) A paisagem árcade é mais visual enquanto a paisagem romântica só é perceptível através da leitura. 

4. UFF-RJ Assinale o fragmento que não corresponde ao indianismo romântico: 

a) “As leis da cavalaria no tempo em que floresceu em Europa não excediam por certo em pundonor e brios à bizarria dos selvagens brasileiros.” (José de Alencar).
b) “Não há hoje a menor razão porque desconheçamos a importância da parte indígena na população do Brasil; e menos ainda para que apaixonados declamemos contra selvagens que por direito natural defendiam a sua liberdade, independência e as terras que ocupavam.” (Gonçalves de Magalhães).
c) “Imaginei um poema... como nunca ouviste falar de outro: guerreiros diabólicos, mulheres feiticeiras, sapos e jacarés sem conta: enfim, um gênesis americano, uma Ilídia Brasileira, uma criação recriada.” (Gonçalves Dias).
d) “É certo que a civilização brasileira não está ligada ao elemento indiano nem dele recebeu influxo algum; e isto basta para não ir buscar entre as tribos vencidas os títulos da nossa personalidade literária.” (Machado de Assis).
e) “O maravilhoso, tão necessário à poesia, encontrar-se-á nos antigos costumes desses povos [indígenas], como na força incompreensível de uma natureza constantemente mutável em seus fenômenos.” (Ferdinand Denis). 

5. UFRS Leia o texto abaixo.
............... é um tema dominante na poesia ............... de cunho romântico no Brasil; nela, a mulher é frequentemente ............... sob o olhar apaixonado do poeta, que usa ............... como termo de comparação capaz de expressar a intensidade dos seus sentimentos. 

Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas desse texto. 

a) O amor – nacionalista – homenageada – a religião
b) A pátria – sentimental – martirizada – o mito
c) O amor – intimista – idealizada – a natureza
d) A infância – histórica – divinizada – a Idade Média
e) A morte – nacionalista – humilhada – a música

Gabarito dos exercícios de Romantismo para Ensino Médio

1. e , 2. c , 3. c , 4. d , 5. c
















Postar um comentário