Os textos conversacionais na redação do Enem


Você sabe quais as diferenças entre os textos conversacionais e os escritos? Bem, entre as características particulares dos textos conversacionais, podemos destacar:

- emprego de linguagem verbal e não verbal - ao falar, utilizamos o sistema linguístico em conjunto com entonações, expressões faciais, gestos, olhares, movimentos, até a indumentária e a postura; é quase impossível falar apenas com a linguagem verbal;

- emprego de expressões fáticas - o estar frente a frente com quem falamos e/ou com quem nos fala leva a uma constante interação com o outro, testando seu envolvimento, marcando emoções e sentimentos provocados pela fala, demonstrando interesse; são corriqueiras frases interjetivas como: Claro!, Pois é!, Nossa!, Veja!, Tudo bem?, Certo?, Tá entendendo?;

- turnos de fala determinados pela negociação constante - a conversação supõe dois ou mais participantes; os turnos de fala são as unidades que representam a participação de cada um. Cada vez que um dos participantes toma a palavra, começa um turno de fala. A passagem do turno para outro participante depende da negociação entre eles, muitas vezes natural, algumas vezes sutil, outras rude. Mas, de qualquer forma, a troca de turnos é fundamental para que exista a conversação. Observe o diálogo a seguir entre Bentinho e Capitu, personagens do romance Dom Casmurro:
[Bentinho] - A falar verdade são duas coisas, continuei eu, por haver-me acudido outra ideia.
[Capitu] - Duas? Diga quais são.
- A primeira é que só se há de confessar comigo, para eu lhe dar a penitência e a absolvição. A segunda é que...
- A primeira está prometida, disse ela vendo-me hesitar, e acrescentou que esperava a segunda.
Palavra que me custou, e antes não me chegasse a sair da boca: não ouviria o que ouvi, e não escreveria aqui uma coisa que vai talvez achar incrédulos.
- A segunda... sim... é que... Promete-me que seja eu o padre que case você?
- Que me case? disse ela um tanto comovida. Logo depois fez descair os lábios, e abanou a cabeça.
ASSIS, Machado. Dom Casmurro. São Paulo: Scipione, 1988.

Bentinho teve seu turno de fala "roubado" quando Capitu o interrompeu e afirmou "- A primeira está prometida", e disse que esperava a segunda coisa, devolvendo o turno de fala para Bentinho.

Clique aqui e aprenda a fazer uma redação com começo meio e fim. Todos sabemos que é isso que o Enem exige dois candidatos quando estes vão fazer a redação no segundo dia do Exame Nacional do ensino Médio. Lá, além de fazer um texto nos moldes que se aprende no ensino Médio, o aluno precisa ainda incorporar uma proposta de intervenção que seja aplicável. É aí que a maioria dos alunos peca porque deixam-se levar pelas opiniões e, com isso, acabam se expondo. Para não fazer o mesmo, siga as dicas que dou no post citado acima. Um abraço.

Postar um comentário